Ceratocone é a alteração da córnea que provoca um afinamento progressivo de sua porção central e consequente baixa de acuidade visual. Esta pode ser severa, moderada ou até imperceptível em estágio inicial. O tempo de evolução da doença é variável e inicia-se geralmente na adolescência. Afeta homens e mulheres na mesma proporção e na maioria dos casos prejudica os dois olho.
Nos pacientes com o estágio inicial da doença, basta o uso de óculos para se obter boa acuidade visual. Em casos mais avançados, são recomendadas lentes de contato de diferentes materiais e desenhos, por exemplo: lentes rígidas gás permeáveis, hidrofílicas (gelatinosas) específicas para ceratocone ou ainda lentes esclerais. Quando a adaptação não é possível, quer seja por dificuldade no manuseio ou intolerância às lentes, opta-se pela colocação de anéis intra-estromais ou transplante de córnea.
– São pequenos e finos arcos de acrílico que podem ser implantados dentro do estroma da córnea, com o objetivo de corrigir a deformidade da sua curvatura. Visa estabelecer uma superfície corneana mais regular, resultando em melhora da visão com auxílio de óculos ou lentes de contato, e até mesmo sem correção. Em alguns casos, os anéis também podem retardar a progressão da doença.
– É uma tecnologia indicada na prevenção dos avanços de deformidades corneanas. É utilizada especialmente em pacientes mais jovens, nos quais o médico observa que o ceratocone ainda está em evolução. O procedimento se baseia na aplicação de luz ultravioleta, na presença de riboflavina colocada sobre a córnea, podendo ser realizado em centro cirúrgico ou regime ambulatorial. Em certos pacientes é feito em combinação ao implante de anéis estromais.
O crosslinking também é usado como tratamento de ectasias, que são deformidades da córnea após cirurgia refrativa. Tem indicação ainda em casos selecionados de infecções corneanas.
Transplante de córnea – Está indicado em ceratocones mais avançados, nos quais as possibilidades terapêuticas mencionadas não são mais viáveis ou não surtem efeito para a melhoria da visão.
É a substituição da córnea doente por outra sadia, fornecida por um doador, para que se possa restabelecer sua transparência. ...
Vitrectomia é o nome que se dá a técnica de cirurgia do corpo vítreo, o fluido gelatinoso que preenche o ...
Foi-se o tempo em que a cirurgia de catarata era realizada quando uma pessoa estava praticamente cega, com a catarata ...