Como cuidar dos olhos do seu bebê

Existem poucas alegrias maiores do que a chegada de um bebê em uma família e para curtir esse momento sem preocupações ou dores de cabeça, é necessário tomar alguns cuidados e investir no diagnóstico preventivo.

 

O mais importante é saber prestar atenção nos sinais que o corpo do seu filho te dá e a saúde ocular requer uma atenção ainda mais especial. Higienizar os olhos corretamente, se consultar com um oftalmopediatra e manter o bebê longe de produtos alergênicos são alguns dos principais cuidados que os pais têm de tomar, mas somente um profissional qualificado poderá te indicar a rotina correta.

Além disso, somente o oftalmopediatra consegue diagnosticar precocemente a maioria dos problemas doenças oculares  em bebês recém-nascidos, garantindo um tratamento muito mais eficaz, com menos prejuízos à visão do seu bebê.

 

As doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores intraoculares e retinopatia da prematuridade, por exemplo, podem, em sua maioria, serem identificadas com o Teste do Olhinho, feito após 48 horas do nascimento da criança, ainda na maternidade. Esse teste é realizado com  a incidência de um feixe de luz através dos olhos do bebê, proporcionando ao oftalmopediatra a observação das mínimas alterações no reflexo e, portanto, detectando precocemente qualquer anormalidade.

 

O bebê está em casa, e agora? 

 

Fez o Teste do Olhinho, levou o bebê ao oftalmopediatra e garantiu que está tudo bem com a visão do pequeno? Então, é hora de iniciar alguns cuidados em casa, começando pela higienização correta dos olhos do nenê.

 

Sabemos que alguns pais podem se sentir inseguros ao lidar com uma estrutura tão delicada quanto os olhos de um bebê, mas ressaltamos que essa limpeza é um processo simples, porém fundamental, que deve ser feito diariamente.

 

Preparamos um passo a passo para te ajudar nessa missão:

 

  1. Faça a limpeza dos olhos preferencialmente durante o banho;
  2. Percebeu alguma secreção no cantinho do olho do bebê? Para removê-la, basta usar uma gaze umedecida em água morna – jamais use água quente. Troque a gaze quando for limpar o outro olho, para evitar contaminações;
  3. Chegou a hora do banho. Antes de colocar seu bebê na banheira, com um chumaço de algodão umedecido em água morna, faça uma leve massagem de cima para baixo;
  4. Antes de fazer a limpeza do outro olho, troque o algodão;
  5. Com o bebê já dentro da banheira, faça uma massagem delicada do canto interno do olho até à narina. Use o seu dedo indicador para fazer movimentos mais suaves e delicados;
  6. Acabou o banho? É hora de enxugar os olhos do seu bebê. Para isso, basta envolver a ponta do seu dedo indicador em uma toalha macia, pressionando com delicadeza, sem esfregar;

Fácil, não é mesmo?

 

Com cuidados simples e a visita frequente ao oftalmologista especializado, você ajuda a garantir  que os olhinhos do seu nenê permaneçam sempre saudáveis.

Caso deseje levar o seu filho a um de nossos especialistas, é só clicar aqui e fazer o seu agendamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Esportes radicais podem comprometer a saúde ocular

    Grandes impactos ou esforços físicos excessivos, tosse persistente e convulsiva ou até crises de espirros em sequência p…

    Óculos ruim é pior que nenhum óculos

    Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 vezes mais terminaçõ…

    Cientistas afirmam que a causa da dislexia está nos olhos

    Em pessoas com a dislexia, células receptoras de luz são dispostas em padrões correspondentes em ambos os olhos, o que p…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!